O Mito da Mitocôndria
Vou contar-lhes uma emocionante história de uma organela celular. A mitocôndria. Existia uma pesquisadora que foi mulher de uma grande cientista, Carl Sagan, que criou a teoria de que a mitocôndria surgiu fora da célula. Mas quando adentrou a celular de alguma forma, achou um lugar onde podia sobreviver e fornecer uma ótima quantidade de ATPs, que são moléculas para produção de energia. E as mitocôndrias se reproduzem dentro da celula e quando há divisão celular vai uma quantidade de mitocôndrias para as células filhas.
Então vou lhes contar o Mito da Mitocôndria. Há muito tempo atrás existiam as células de micróbios na água e um tipo especial de bactéria que produzia muita energia, que era uma célula também. E daí as duas resolveram conversar:
- Oi célula, será que você não tem um lugarzinho ali dentro de você para mim viver?
- Mas você é uma bactéria. Se eu deixar você entrar você vai me infeccionar! A célula respondeu.
- Não vou lhe fazer mal algum. Aliás, eu vou lhe fornecer muitos mais ATPs do que voc^pode porduzir.
- De quantos estamos falando? Indagou a célula.
- De umas 15 vezes mais.
"Vamos ficar ricos!" pensou a célula consigo.
- Tudo bem. Eu aceito.
- Mas não englobe a gente com os lisossomos porque daí seremos digeridas. Umas companheiras nossas morreram porque células fizeram isto com elas!
- Pode deixar.
Então as mitocôndrias entraram nas células e estão ali até hoje, nos organismos unicelulares e pluricelulares.
Porém não se sabe se esta história é verdade ou ficção, pois é um mito. Mas a vida seria bem diferente se não tivéssemos as mitocôndrias para contribuir com sua produção de energia!
Comentários
Postar um comentário